sexta-feira, 11 de março de 2011

Moda no litoral: veja o que virou mania de verão nas praias gaúchas

Temporada 2011 foi marcado por novas tendências e costumes, além de novos esportes.

Tramandaí - Em todos os verões novas modas surgem, novos acessórios viram mania e novos assuntos são discutidos exaustivamente nas rodas de conversa à beira-mar. Em 2011 não foi diferente. O verão desse ano foi marcado por novas tendências e costumes, além de novos esportes, que fizeram a cabeça dos veranistas e de certa forma mudaram o jeito gaúcho de veranear.

Pensando nisso, o ABC Domingo fez uma lista dos tópicos que marcaram a temporada e serão lembrados durante o ano como o que fez sucesso no litoral norte nesse veraneio.

Headbreands - As tiras de couro, palha ou tecido elaboradas com flores, rendas e diversos outros acessórios se popularizaram. Ao redor da cabeça ou em
forma de tiara, as faixas delicadas foram muito usadas na beira da praia e até nas baladas do litoral. A moda já é febre entre as mulheres de todas as idades

Chapéu de cowboy - Os estilos de chapéus usados na beira-mar foram muitos, mas um predominou: o chapéu de cowboy. Com copa alta e abas grandes atrás e na frente, além de estiloso, protege bem o rosto naqueles dias de sol forte.

Beach Rafting e Kite Surfing - Foram os dois esportes que viraram mania na temporada. No kite surf, a prancha é presa a uma pipa e o esportista pega
as ondas com ajuda do vento. Já no beach rafting, esporte muito popular em Atlântida Sul, os adeptos colocam o bote no mar e remam pelas ondas.

Xadrez - Não foram só os esportes que exigem esforço físico que se destacaram na praia neste ano. O xadrez, conhecido por exigir muito esforço
mental, se tornou tão popular nas praças que algumas prefeituras já começam a instalar mesas fixas. O Sesc incentivou o esporte instalando um xadrez gigante na Av. Beira Mar de Capão da Canoa.

Bicicleta - O transporte ecologicamente correto tem cada vez mais adeptos no litoral. Os veranistas usaram as bicicletas para ir ao supermercado, ao banco, fazer exercícios e até mesmo como meio principal de locomoção até a praia. Entre os moradores do litoral, o transporte já é muito popular.

Vestidos listrados - São muitos os modelos de saídas de praia usados pelas gurias. Mas os vestidos que predominaram foram os com listras horizontais largas. Segundo o vendedor João Valter Lutero, 28, o segundo modelo mais procurado é a bata branca.

Descansadeira - Tradicional na praia mesmo é a rede. Mas em 2011 outro modelo de balanço fez a cabeça dos veranistas: a descansadeira. Comum na Bahia, ela lembra uma rede de pesca e é feita com fios bem vazados. Várias casas
do litoral gaúcho já aderiram à novidade.

Smartphone - Os celulares estão presentes na praia há muitos veraneios, mas neste ano os smartphones tomaram conta da areia. Muitos veranistas verificaram seus e-mails, mandaram mensagens e postaram fotos nas redes sociais sentados na areia.

Acessibilidade - O assunto esteve em pauta no litoral norte devido à falta de estrutura das praias para receber deficientes. Em Tramandaí, há apenas uma rampa de acesso à areia, na guarita 145. A ONG Leme, de Novo Hamburgo, tentou chamar atenção para o tema ao levar cadeirantes para tomar banho de mar, noúltimo final de semana de fevereiro.

Área de sruf e pesca - O uso da orla por surfistas e pescadores foi muito discutido durante o verão. Após reuniões que começaram no dia 15 de dezembro, o Ministério Público, o Fórum de Pescadores do Litoral Norte e a Federação Gaúcha de Surf decidiram, na última quarta-feira, que cada praia terá que demarcar 2,1 quilômetros exclusivosnpara prática de surfe, a fim de evitar que mais surfistas morram presos à redes de pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário